Voltar a página principal

Área em construção. Caso alguém possua algum material sobre alguma espécie listada abaixo, favor me enviar por e-mail(ademarmoj@gmail.com). Postarei os devidos créditos.
Para voltar a página principal clique aqui

segunda-feira, 28 de março de 2011

Corallus cropanii (Hoge, 1953)




A serpente Corallus cropanii apresenta distribuição geográfica restrita ao estado de São Paulo, nos municípios de Miracatu, Pedro de Toledo e Santos, na Mata Atlântica.

Alcança 1,28 m, possui fossetas labiais profundas, pupilas verticais e dentição áglifa (Hoge 1953). Um exemplar coletado estava em uma árvore a 1,5 m do chão, seu conteúdo estomacal continha um marsupial Metachirus nudicaudatus.

Há apenas quatro exemplares conhecidos no mundo: três na coleção do Butantã e uma, que foi doada para o Museu Americano de História Natural, em Nova York.

Por sorte, um dos exemplares do Butantã estava emprestado para um pesquisador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Os outros dois, provavelmente, queimaram. "Essa escapou por pouco", diz o biólogo Marcelo Duarte, do Laboratório de Herpetologia do Butantã. "Foi muita sorte mesmo."

Duarte se lembra de quando um cortador de banana da região de Eldorado, no litoral sul de São Paulo, chegou ao instituto com uma Corallus cropanii nas mãos, em 2003. O bicho estava congelado, porque tinha ficado uma semana num freezer. O trabalhador matara o animal no mato e planejava fazer um cinto com ele. Mas seu patrão percebeu que não era um bicho comum e ordenou que o levasse para o Butantã. Em vez de virar cinto, a cobra morta a pauladas virou um dos espécimes mais raros do acervo do instituto.

"O bicho foi descongelando, todo mundo ficou olhando, e, quando percebemos que era uma Corallus cropanii, ninguém acreditou", conta Duarte.


Fontes: * http://pt.wikipedia.org/wiki/Corallus_cropanii
* http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100523/not_imp555360,0.php

Um comentário:

  1. Interessante sua matéria, eu nao sou conhecedora profunda de serpentes mas admiro muito e respeito e dentro do possível passo orientação as pessoas do meu circulo de contatos pra que não mate uma cobra se encontra-lá óbvio que dentro do possível.Eu tenho um sítio em Juquitiba e grande parte da propriedade é de mata atlântica preservada cerca de 145.000 mts quadrados, e ficaria muito feliz se encontrasse esta ou outra espécie de serpente.Mas quero que todos os animais que tem lá estejam protegidos por isso evito ao máximo de entrar na mata.

    ResponderExcluir