Voltar a página principal

Área em construção. Caso alguém possua algum material sobre alguma espécie listada abaixo, favor me enviar por e-mail(ademarmoj@gmail.com). Postarei os devidos créditos.
Para voltar a página principal clique aqui

domingo, 10 de abril de 2011

Corallus caninus (Linnaeus, 1758)


Foto de Paulo Buhrnheim

Serpente de dentição áglifa, ela possui grandes presas fazendo valer o nome (caninus). Ela é uma serpente de habito arborícola, e por isso fica a maior parte de sua vida em cima de árvores. O manuseio não deve ser feito constantemente, pois ela não aceita muito o manuseio ( há exceções).
Uma coisa também que pode ser reparado é que seu rabo é maior que o dos outros boídeos, talvez para ela conseguir se segurar melhor nos galhos.
Sua reprodução em cativeiro é bem complicada. Outra curiosidade sobre elas é que serpentes verdes que são dificilmente notadas nas árvores devido a sua camuflagem, dão origem à filhotes laranjas ou vermelhos (vide foto abaixo). Isso ocorre por que na natureza muitas vezes cores fortes são sinais de veneno, então para não virarem presas fáceis, os filhotes tem essa coloração, que é substituída pelo verde ao longo de sua vida.

Existem duas variedades de Corallus caninus: A conhecida como "Surinam" ou "guyana Shield" e a "Amazon Basin".
Como o nome já diz, uma é encontrada no norte da América do Sul, e a outra variedade é encontrada no sul do Suriname, Colômbia, Leste do Equador, Peru, Guianas e Venezuela, Norte do Brasil e Bolívia.

As duas variações possuem diferenças bem marcantes, basicamente na coloração delas.

Outra característica presente nessa espécie é que elas apresentam vários buracos nos lábios superiores e inferiores da boca, que são chamadas de fossetas labiais, que são usados para captar radiações de calor produzidas pelos organismos de animais de sangue quente. Essas fossetas labiais possuem a mesma função das fossetas loreais presentes em serpentes da família viperidae.


Fonte: Alexandre Figueiredo, Mundo Rastejante

Nenhum comentário:

Postar um comentário