Voltar a página principal

Área em construção. Caso alguém possua algum material sobre alguma espécie listada abaixo, favor me enviar por e-mail(ademarmoj@gmail.com). Postarei os devidos créditos.
Para voltar a página principal clique aqui

quarta-feira, 23 de março de 2011

Anilius scytale (Linnaeus, 1758)

Foto: Paulo Bernarde


Foto: Otávio Marques


A Anilius scytale é uma cobra que mede cerca de 75 centímetros de comprimento, encontrada na bacia Amazônica do leste do Peru e Equador, no sul da Colômbia, no norte da Bolívia e do Brasil. Pode também ser encontrada na Guiana Francesa, Suriname e na Venezuela. Possui corpo cilíndrico, de diâmetro uniforme, com faixas em vermelho e preto distribuídas uniformemente pelo corpo ( mas sem faixas amarelas), sendo frequentemente chamada de falsa coral, não sendo, porém, venenosa. É escavadora, ovovivípara e tem olhos pequenos. O pulmão esquerdo é reduzido, dando mais lugar aos órgãos internos. Alimenta-se principalmente de vertebrados pequenos e alongados, como enguias (em certas regiões), anfisbenas, e outras cobras.

Anilius scytale, sendo que são reconhecidas duas subespécies: Anilius scytale scytale (Linnaeus, 1758) e Anilius scytale phelpsorum (Roze, 1958). Essa divisão em duas subespécies é baseada na contagem e no comprimento das faixas pretas e vermelhas que possui pelo corpo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aniliidae

outras fontes para pesquisa:

O link abaixo tem uma abordagem mais científica:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, Sergio Morato de Carvalho e outros ( ver pg. 44

Nenhum comentário:

Postar um comentário